domingo, 16 de maio de 2010

PSDB adota a estratégia do confronto em Anápolis

Tucanos apostam no enfrentamento de agendas em relação ao Governo do Estado e em toda atividade com presença de Alcides, o senador Marconi Perillo marca território em terras anapolinas. Políticos afirmam que ação gera comparação e é “tiro no pé do PSDB”



Começou com o que parecia uma fatalidade de agendas. Justamente no dia em que Alcides Rodrigues, direto de Goiânia, anunciava investimento de R$ 12 milhões para a infraestrutura de Anápolis, e na mesma data o governadoriável Iris Rezende visitava a cidade para acompanhar um evento sobre a Anistia, o pré-candidato e senador tucano Marconi Perillo visitava as emissoras de rádio da cidade. E na mala, trazia muita, mas muita munição contra seus supostos adversários.
Na ocasião, que ganhou repercussão para bem além das cercanias anapolinas, marcando a semana no Estado de Goiás, Perillo tentou desferir golpes pesados contra Iris Rezende, mas com a intenção virulenta mesmo de atingir ao governador Alcides Rodrigues. Enquanto a Caixa Econômica Federal premiava o Governo de Goiás pelo comprometimento e lisura nas contas públicas, em audiência no Palácio das Esmeraldas, Marconi Perillo tratava de ressaltar que o governo era lento, sem compromisso e cheio de falhas de todas as naturezas. Mas, até o momento, tudo parecia uma coincidência.
Na semana seguinte, as possibilidades de coincidência cessaram à medida que a história completa se repetiu. Novamente enquanto, de Goiânia, Alcides enviava à cidade de Anápolis mais uma verba, a tropa tucana reiterava ataques ao governo e a seus aliados. Na ocasião, Alcides Rodrigues assinou a emissão de R$ 1 milhão para a construção da nova Câmara Municipal, um projeto realizado em parceria com a Prefeitura da cidade. Por aqui, na imprensa líderes tucanos locais tentavam destituir os méritos da ação, alegando que o senador Marconi Perillo destinara à cidade verba de soma semelhante e que a administração local não teria tomado iniciativa de buscar.

Alerta
A gota d’água, porém, aconteceu na última semana quando da visita do governador Alcides Rodrigues à cidade para dar início às obras de duplicação da Avenida Pedro Ludovico. Imediatamente, notícias sobre Marconi Perillo ganharam espaço no noticiário diário das emissoras de rádio que se dedicam a fazer a cobertura jornalística da cidade.
O objetivo, novamente, é claro: disputar espaço do eleitor anapolino nas manchetes. A diferença é que enquanto, como senador, Marconi Perillo somente tem a projetar ataques ou mesmo realizar comentários sobre sua pré-campanha, Alcides, que não é candidato e, portanto não tem qualquer compromisso mais contundente em mostrar serviço, surge na cidade anunciando obras e benefícios.
No microblog Twitter, os políticos da cidade já alertaram para a manobra. O presidente da Câmara Municipal, Sírio Miguel Rosa (PSB), foi o primeiro a dar notícia da disputa pela mídia. “Todo dia que o Governador vem a Anápolis tem noticia do Senador”, disse. E depois emendou na explicação do caso, sobre uma visita à maternidade Doutor Adalberto: “Hoje estão divulgando a visita que o senador não fez na semana passada”.
Enquanto isto, em uma emissora de rádio, a vereadora Mirian Garcia (PSDB) concedeu entrevista sobre o caso da verba do Turismo, que seria de responsabilidade de seu colega de partido e senador. Ela ainda anunciou que o senador e pré-candidato estará na cidade na próxima semana, dia 25, para tratar principalmente do viaduto do Daia.

Comparação
Através do mesmo espaço virtual, foi a vez do deputado federal Rubens Otoni destacar a competição travada pelo tucano Marconi Perillo por dividir a atenção do anapolino com o atual governador. Para ele, o PSDB se “desequilibrou e já não sabe mais o que faz, diante da evidente perda de espaço”.
Em resposta a Sírio Miguel, ponderou o deputado do PT. “Este negócio de trazer o senador em Anápolis toda vez q o governador está aqui é um tiro no pé”, disse. Ainda segundo Otoni, a movimentação serve como meio de comparação “e aí é fatal”. “No governo do PSDB, prometeram para Anápolis, o trem-bala, a Plataforma Logística e o Centro de Convenções. Cadê?”, indagou o parlamentar, exaltando o perfil de gestão e parceria administrativa proposta por Alcides Rodrigues. “Com todas as dificuldades deixadas pelo governo anterior, o governador Alcides Rodrigues fez muito mais por Anápolis”, sentencia.
Rubens Otoni enumera as promessas feitas por Marconi Perillo em sua passagem de sete anos e três meses no Governo do Estado e compara com a ação de Alcides Rodrigues. “Num trabalho respeitoso e em parceria com a prefeitura, Alcides traz asfalto, saneamento e agora ajuda a construir a sede da Câmara. Enquanto em Anápolis, alguns falaram em trem-bala, Centro de Convenções e prometiam emenda para ajudar na construção da Câmara”
“É por isso que bate o desespero. E aí os erros aparecem mais. Vir aqui no mesmo dia do governador é um tiro no pé para o PSDB”, finaliza Rubens Otoni.

Nenhum comentário: